quarta-feira, 21 de novembro de 2007

5ª Aula Prática

No dia 17 de Outubro realizou-se mais uma aula prática. Nesta aula começamos por cada aluno deste turno apresentar os seus trabalhos de pesquisa sobre os métodos contraceptivos disponíveis no mercado em Portugal. Eu fui dos últimos a apresentar o meu trabalho que era sobre a Vasectomia, método este utilizado cada vez mais pelos homens que não querem ter mais filhos, então sujeitam – se a uma pequena cirurgia nos testículos onde se faz um corte nos canais deferentes impedindo a passagem de espermatozóides para o esperma. O grande problema da vasectomia é que após a realização desta é irreversível. Na segunda parte da aula concluímos os relatórios, iniciados na aula anterior, sobre preparações definitivas de estruturas ligadas à reprodução.

Trabalho Pesquisa - Vasectomia

Vasectomia

A vasectomia oferece anticoncepção permanente para homens que não desejam ter mais filhos. É um procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido, nos quais os vasos deferentes são cortados. Quando estes tubos são cortados, a passagem dos espermatozóides produzidos pelos testículos é bloqueada, e assim o esperma liberado durante a ejaculação é incapaz de fertilizar o oócito II, prevenindo desta forma a gravidez. Pode ser feito em uma clínica ou consultório, desde que se observem os procedimentos adequados para prevenção de infecções. Não afecta o desempenho sexual. É também conhecida como esterilização masculina.

Uso

Ocorre a interferência cirúrgica que acaba permanentemente com a fertilidade nos homens. Sendo assim ela termina com a saída de espermatozóide na ejaculação.

Vantagens

A cirurgia é simples sendo realizada sob anestesia local; O risco cirúrgico é bem menor do que a laqueação de trompas; Não possui efeitos colaterais a longo prazo; não interfere com as relações sexuais ou função sexual, e finalmente não altera a produção de hormonas ou espermatozóide pelos testículos.

Desvantagens

Não é recomendado para homens solteiros, que não têm certeza de que querem filhos; a pessoa pode se arrepender mais tarde (a reversão requer cirurgia especial, é cara e frequentemente com disponibilidade limitada); não proporciona protecção para as DST.

Eficácia

É um método altamente eficaz, variando de 99 a 99,9 %.

Observação


O homem deve evitar relações sexuais por uma semana depois desta operação, assim como esforços que possam prejudicar a cicatrizarão e a recuperação. Depois disso, pode ter relações sexuais normais, mas protegidas por algum método contraceptivo (preservativo, ou método contraceptivo feminino), pois o esperma não perde imediatamente todos seus espermatozóides. Depois de um mês a um mês e meio já não precisa de se preocupar mais em usar qualquer método contraceptivo.

Reflexão Pessoal

Após a realização deste trabalho proposto penso que é um método contraceptivo bastante eficaz, mas irreversível, por isso que na minha opinião quando quiser realizar esta operação deverá pensar muito bem sobre o passo que vai tomar…
Finalmente a vasectomia é um método contraceptivo que na minha opinião n aconselho fazer porque embora evite a gravidez não evita as Dst’s, doenças estas que têm vindo a aumentar de dia para dia.

Fonte:

http://www.olhao.net/jb/ano_2002_2003/duvidas/MetodosC.htm

terça-feira, 20 de novembro de 2007

4ª Aula Prática

No dia 10 de Outubro realizou-se a aula prática número 4, onde o professor entregou aos alunos a avaliação do primeiro relatório escrito sobre “As características da imagem ao MOC ”. De seguida após comentar a avaliação de cada aluno prosseguiu com a entrega dos testes diagnósticos realizados no primeiro dia de aulas. Após a correcção do teste, iniciamos a elaboração do relatório escrito sobre “ Observação de Prep. Definitivas - Reprodução Humana” . Foi assim mais uma aula no laboratório que só teve aspectos positivos para os alunos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

3 ª Aula Prática


No dia 3 de Outubro, decorreu a terceira aula pratica no laboratório. Nesta aula, numa primeira parte, foi dedicada à apresentação de vários E-Portefólios de alunos da turma, onde cada aluno fez uma breve apresentação do seu à turma. Na segunda parte da aula continuamos a realizar a actividade laboratorial da aula anterior, ou seja, continuamos a visualizar ao microscópio de preparações definitivas que continham estruturas dos sistemas reprodutores masculino e feminino com posterior elaboração de um esboço para a realização do relatório. No decorrer desta actividade tivemos acesso ao atlas virtual onde conseguimos ver com maior pormenor as estruturas mas em formato digital. Esta visualização no atlas ajudou bastante para conseguirmos verificar alguns pormenores que ao microscópio era impossível detectar estruturas. Este atlas teve também bastante importância para o preenchimento das legendas dos diferentes esboços.


2 ªAula Prática

Observaçao de Prep. Definitivas - Reporduçao Humana

No passado dia 26 de Setembro realizou-se a segunda aula pratica no laboratório. Esta aula foi bastante interessante, apenas na parte final, devido ao facto de, só a partir daí que teve inicio uma nova actividade. Na primeira parte da aula começamos por concluir o relatório experimental da aula anterior;

Posteriormente, o professor da disciplina explicou a todos os alunos do turno, quais os passos que nos deveríamos dar para a realização do seu E-portefolio, mas também sobre os objectivos deste Portfólio digital, bem como os critérios de avaliação deste.

Por fim demos inicio a uma nova actividade experimental onde cada grupo teve contacto com preparações definitivas (esperma de homem, esperma de cavalo, complexo hipotálomo – hipófise, trompa de Falópio, etc ) onde focamos com o microscópio cada preparação. Na minha opinião esta aula pratica realizou-se de uma forma satisfatória e onde adquirimos novos conhecimentos.

1ª Aula Prática

Características da imagem observada ao M.O.C

A nossa primeira aula prática foi realizada no dia 19 do mês de Setembro onde primeiro de tudo, o professor começou por explicar a constituição do MOC, mas também os cuidados que devíamos ter com este. O objectivo desta actividade laboratorial foi principalmente, a observação da imagem ao MOC nas diferentes ampliações, trabalhar com os componentes do microscópio e também verificar os cuidados que devemos ter com ele.

Para isso observamos a epiderme do caule da Tradescantia no Microscópio! Começamos por relembrar como se preparava uma preparação temporária a partir do caule da planta e finalmente através do protocolo experimental realizando todo o seu procedimento necessário até que observarmos a imagem.

Para além disto, com esta actividade relembramos como se moviam as lentes do microscópio, como focar as imagens, como utilizar as lentes, etc; Finalmente consegui concluir que a imagem obtida é duplamente invertida.