quinta-feira, 5 de junho de 2008

Vídeo - Poluição Solos

Vídeo - Poluição do Solo


Vídeo - Poluição das Águas

Vídeo - Fabrico de Pão


Vídeo - Conservação dos alimentos

Vídeo - Chuvas Ácidas

Vídeo - Poluição Atmosférica

Video - Efeito de Estufa


Aterro Sanitário na Ilha de Santiago


É um projecto avaliado em mais de cinco milhões de euros, financiado pela União Europeia para resolver um dos grandes problemas de saneamento e ambiente na maior ilha de Cabo Verde.

A ideia da construção de uma infra-estrutura moderna para recolha e tratamento de resíduos sólidos para a ilha de Santiago é antiga, mas só agora, ao que tudo indica, vai sair do papel. Para o efeito acaba de ser garantido pela União Europeia um financiamento de pouco mais de cinco milhões de euros para a construção da referida infra-estrutura. Através desse complexo, constituído por três aterros espalhados pela ilha, pretende-se recolher e reciclar o lixo produzido em Santiago, sendo uma das suas valências a produção de electricidade a partir da matéria orgânica. O ministro das Infra-estruturas, Manuel Inocêncio Sousa, considera que a problemática da recolha e tratamento de lixo constitui já um dos grandes desafios que Cabo Verde no geral, mas particularmente ilhas como Santiago e S.Vicente, têm de vencer, para a salvaguarda, inclusive, do ambiente neste arquipélago.

Fonte:http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2008/03/080324_cverdelandfillgc.shtml


Taxa de gás do efeito estufa bate recorde na atmosfera



O nível de concentração na atmosfera de dióxido de carbono, o principal gás do efeito estufa, bateu novo recorde. De acordo com o observatório de Mauna Loa, no Havai, o índice em 2007 chegou a 387 partes por milhão (ppm) - cerca de 40% a mais do que havia antes da Revolução Industrial, no começo do século 19. Essa é também a mais alta concentração nos últimos 650 mil anos, de acordo com dados paleoclimáticos. A concentração de dióxido de carbono e de outros gases, como o metano, emitidos especialmente por actividades humanas, é a causa do efeito estufa exacerbado e do aquecimento global que ocorrem hoje, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL467492-5603,00.html

Poluição amplia risco cardíaco em mulheres



Mulheres saudáveis que vivem em lugares onde o ar está poluído correm mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e vir a falecer em decorrência disso, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos. Esta pesquisa, uma das mais extensas sobre o tema, incluiu cerca de 65.000 mulheres de 50 a 79 anos, que viviam em 36 centros urbanos nos Estados Unidos, conforme afirmaram os investigadores da Universidade de Washington. "Os resultados do nosso estudo mostraram que a cidade e o lugar da cidade onde viveu a mulher afecta o grau de exposição à poluição e, assim, o risco que elas sofrem de desenvolverem problemas cardiovasculares", explicou Kristin Miller, epidemiologista e responsável pela pesquisa. Estudos anteriores já tinham mostrado vínculos entre a poluição atmosférica e as doenças cardiovasculares, mas esta pesquisa é a primeira a estudar especificamente o aparecimento destas enfermidades em pessoas que eram sadias e estabelecer a relação disso ao nível de partículas contaminantes no meio ambiente. Os pesquisadores acompanharam as mulheres seleccionadas durante um período de até nove anos para verificar qual delas seriam vítimas de um ataque cardíaco ou cerebral.

Reflexão Pessoal: Na minha opinião, a poluição do ar tem vindo a aumentar consideravelmente o que leva a vários problemas respiratórios. Neste caso depois de um estudo feito, depararam com casos de mulheres que com o aumento da poluição, revelaram mais tarde problemas cardíacos

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL3391-5603,00.html


Crianças Vitimas de Chernobyl




Vika Chervinska, 8 anos, espera a sua vez para rebeceber tratamento contra o cancro, amparada pela sua mãe, no hospital pediátrico de Kiev, na Ucrânia. Segundo a Greenpeace, mais de 90 mil pessoas poderão morrer de várias formas de cancro, causado pela radiação do acidente nuclear em Tchernobil, há 22 anos.

Passaram 22 anos, mas o drama de Chernobyl continua hoje a matar.

Em Portugal, hoje como recorrentemente acontece, algumas pessoas insistem no nuclear como alternativa. Com os preços do petróleo em escalada permanente e face à previsibilidade do aumento constate do consumo de energia, a questão do nuclear em Portugal volta à ordem do dia. Qual é o preço a pagar?

Reflexão Pessoal: Acho bastante incríveis os problemas que a utilização da energia nuclear, como energia alternativa provoca. No entanto ainda agora se nota os problemas provocados por este acidente. Chernovyl agora passados 22anos ainda provoca vitimas cancerígenas como é o caso desta criança.


Fonte:http://claramente.blogs.sapo.pt/2006/04/

Chernobyl: 22 Anos Depois


Depois daquela que foi a maior catástrofe nuclear em tempos de paz, ocorrida há 20 anos, a vida selvagem reencontrou o seu equilíbrio. O facto de os humanos terem sido retirados do local ajudou ao reaparecimento de muitas espécies que já há muito não eram vistas por estas bandas.
Desde linces, às corujas gigantes, passando por uma série de outras aves que já ninguém pensava voltar a ver por lá, foram imensas as espécies agora reencontradas. Para além disso, foram descobertas pegadas de ursos na neve, onde já há centenas de anos não era encontrado nenhum urso em liberdade.
Ninguém sabe, ou pode prever, o que vai acontecer com estes animais, dados os elevados níveis de radioactividade que ainda se fazem sentir no local, mas a verdade é que, aparentemente, os animais não parecem sentir-se incomodados. Inclusivamente, muitas das aves aproveitam o caixão de cimento com que foi coberto o reactor que explodiu para fazer os seus ninhos, parecendo ser este o seu local favorito.
Quanto aos mamíferos, se é verdade que inicialmente muitos morreram em virtude de problemas na tiróide, os novos animais, apesar de apresentarem elevados níveis de radioactividade, parecem fazer uma vida perfeitamente normal. De todos os animais observados na área, apenas um rato mostrava sinais evidentes de ter cancro.
Curiosamente, uma das experiências feitas pelos investigadores foi levar para o local ratos provenientes de outros locais com baixos níveis de radioactividade. Estes mostraram sentir-se «desconfortáveis» numa zona denominada Floresta Vermelha, nome colocado em virtude de as árvores terem ficado avermelhadas aquando do acidente de há 22 anos. No entanto, os animais que lá nasceram parecem sentir-se melhor que nunca, e reproduzem-se normalmente, de forma extremamente rápida.
Muitos investigadores referem que neste local aconteceu uma «explosão de vida inexplicável» e sugerem que seja criado uma mega área protegida, para que não se perca o que de bom aconteceu depois da tragédia que ceifou, ceifa e vai continuar a ceifar muitas vidas humanas.

Fonte:http://www.bicharada.net/animais/noticias.php?nid=590

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Estudos do controlo de pragas na cultura de Soja



A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está a desenvolver pesquisas com ferormonas para o controle de percevejos que actuam como pragas na cultura da soja no Brasil.
As feromonas são os elementos mais importantes na comunicação entre os insectos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que actuam como meios de comunicação. Na natureza, as feromonas são responsáveis pela atracção de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamentos. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insectos-praga e interromper a sua reprodução.

Reflexão Pessoal:

As feromonas são métodos de combate a pragas que na minha opinião e pelo que estudei são métodos bastantes dispendiosos e lentos. Acho que se os agricultores querem um combate rápido e eficaz contra estas pragas talvez devessem optar por outros métodos.

Fonte: http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=48027&idLingua=1

32ª Aula Prática

Bem, hoje realizou-se a última aula prática deste ano lectivo. Foi uma aula dedicada à apresentação do último trabalho de pesquisa, de seu nome Crescimento Demográfico. Esta aula foi bastante importante uma vez que deparamos com um crescimento cada vez maior das populações do mundo, nomeadamente na China e na Índia.
Reparamos com a taxa de natalidade e mortalidade em africa que ainda nos dias de hoje há muita gente nesse pais e não só que sobre de subnutrição, ou seja, sentem fome. No caso de Africa verificamos que a esperança media de vida é baixa, mas a natalidade continua alta.
No caso de Portugal hoje conseguimos debater um pouco os problemas existentes no nosso país no que toca à parte da natalidade que ao longo destes anos tem vindo a diminuir, o que leva a um aumento da população mais envelhecida.

31ª Aula Prática

Na semana passada, dia 28 de Maio realizou-se a penúltima aula experimental deste ano lectivo. Nesta aula houve, a presentação dos trabalhos sobre tratamento de águas residuais, tratamento de resíduos sólidos e, reciclagem. Na minha opinião esta aula foi bastante importante uma vez que ficamos todos a conhecer como se trata as águas residuais, os processos que esta sofre e também sobre o tratamento dos resíduos sólidos. Os resíduos no nosso país são transportados para os aterros sanitários coisa que antigamente eram levados para as lixeira a céu aberto que provocavam bastantes odores na zona e também a contaminação das águas subterrâneas, nomeadamente dos lençóis freáticos. A reciclagem foi o último tema a ser abordado na aula o que nos incentivou a cada vez mais reciclar os nossos lixos e dar valor ao nosso planeta ao vermos o que não se gasta, quando reciclamos os nossos produtos.

30ª Aula Prática

No passado dia 21 do mês passado, demos continuação à apresentação de trabalhos, nomeadamente, Contaminação da atmosfera, chuvas ácidas, efeito de estufa e rarefacção da camada de ozono.
Neste dia apresentei o meu trabalho “ Efeito de Estufa”, na qual apresentei 2 vídeos colegas sobre este trabalho e também o trabalho em si.
Os trabalhos apresentados pelos meus colegas foram bastante interessantes no que diz respeito aos problemas que nós homens provocamos com a poluição.

Trabalho de Pesquisa - Efeito de Estufa

O que é o efeito de estufa?

O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida que herdou. Mesmo sendo a atmosfera altamente transparente perante a luz solar, cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser reflectida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Este fenómeno deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozono presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos. O Efeito Estufa consiste, basicamente, na acção do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos reflectidos pela superfície da Terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta.

Gases responsáveis por este efeito?

Gases de estufa

Principais Causas

Dióxido de Carbono (CO2)

Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas).

O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.

Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos.

Clorofluorcarbono (CFC)

São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrónica. Responsável pela destruição da camada de ozono. Também é responsável por cerca de 10% do efeito estufa.

O tempo de duração é de 50 a 1700 anos.

Metano (CH4)

Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa.

Tem um tempo de duração de 15 anos.

Ácido nítrico (HNO3)

Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.

Ozono (O3)

É originado através da poluição dos solos provocada pelas fábricas, refinarias de petróleo e veículos automóveis


Aquecimento global

O aquecimento global resume-se ao aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais. Pensa-se que é devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFC’S. Já há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito de Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e outros gases de Efeito de Estufa.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gases_do_efeito_estufa
http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm
http://www.incineracao.online.pt/efeito-de-estufa-e-o-aquecimento-global
http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Sustainability/ClimaticChange/EfeitoEstufa.htm

Nova espécie de insecto pode contribuir para controlo de pragas


Uma nova espécie de insecto, chamado Ungla ivancruzi, que é capaz de contribuir para o controlo biológico de pragas em diversas culturas agrícolas foi identificada. Pertencente à família dos principais agentes de controlo biológico de pulgões, tem uma diferença em relação aos outros inimigos naturais: em cada postura são depositados de 20 a 30 ovos. A Ungla ivancruzi é predadora de pulgões, ácaros, pequenos artrópodes, da lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca a cultura do milho, e da broca-da-cana, a Diatraea saccharalis, que vem sendo apontada como séria ameaça à mesma cultura. A nova espécie consome mais de 200 pulgões por dia.

Reflexão Pessoal:

Na minha opinião, acho que a descoberta destes insectos pode ser uma mais valia para as culturas biológicas de alimentos. Embora analisando bem talvez este insecto pode não ser 100% eficaz uma vez que quando põe uma postura de ovos são depositados 20~30 ovos podendo levar a que estes insectos que combatem as pragas se tornem eles mesmo pragas.

Fonte: http://www.biotecnologias.com.br/archives/00000235.php

29ª Aula Prática

No dia 14 de Maio teve inicio a primeira parte das apresentações de trabalhos sobre acumulação de poluentes nas cadeias alimentares, contaminação dos solos, contaminação das águas e, finalmente a eutrofização das águas.
Os trabalhos que foram apresentados de uma forma bastante concisa do modo a que no final de cada apresentação houve um esclarecimento de duvidas por parte de todos os alunos em relação ao tema que trataram… foi uma aula muito boa para ficarmos todos a conhecer os problemas que existem actualmente em relação à poluição.

28ª Aula Prática

No último dia 7 de Maio realizou-se a 28ª aula prática. Esta aula teve como principal objectivo a conclusão dos relatórios de algumas actividades ainda não concluídos. De outro modo foi também uma aula boa para tirar dúvidas para o teste que se iria realizar nos próximos dias.

27ª Aula Prática


No passado dia 30 de Abril realizou-se mais uma aula prática...Foi uma aula que se dividiu em dois momentos: o primeiro momento foi dedicado à conclusão final dos relatórios das aulas anteriores; o segundo momento foi dedicado à observação de um feto-de-java e a avaliação das suas potencialidades para clonagem.
Foi uma aula bastante simples e com a sua devida importância.

26ª Aula Prática

No passado dia 23 de Abril realizou-se a 26ª aula prática … A aula foi diferente do habitual neste segundo período. Esta serviu para concluir os relatórios das actividades das aulas anteriores. Tarefa que não consegui acabar devido a grande elaboração dos relatórios.

25ª Aula Prática





No passado dia 18 de Abril, realizou-se mais uma aula experimental. Nesta aula, conseguimos verificar os factores condicionantes da actividade enzimática ( pH, a temperatura). Utilizamos diferentes estados de fígado em diferentes estados, onde verificamos que a actividade enzimática a temperaturas bastante elevadas não actuava, bem como a pH bastante ácidos ou bastante básicos. Terminando esta actividade procedemos a realização do relatório da actividade bem como a continuação dos das aulas praticas anteriores.

24ª Aula Prática




No dia 18 de Abril realizou-se mais uma aula prática. Esta aula foi bastante divertida, pois foi uma aula dedicada à “Produção de alimentos com recurso a microrganismos – produção de pão”. Durante esta aula aprendemos o segredo de fazer o pão, neste caso activamos o fermento de padeiro, preparamos a massa e no final fizemos os nossos pães que por sinal estavam bastante bons.
Posso ainda salientar que as aulas praticas deste período têm vindo a revelar-se bastante interessantes e muito diferentes das dos períodos passados.

23ª Aula Prática











No passado dia 2 de Abril realizou-se a primeira aula experimental do terceiro período…foi uma aula bastante diferente do normal, isto porque produzimos picles, estes resultaram da junção de bastantes vegetais como pimento vermelho e verde, alho francês e couve. Foi uma actividade bastante interessante na qual eu parti um vidro do relógio… (só faço asneiras).
Numa segunda parte desta aula, escolhemos os temas, para os trabalhos de pesquisa, propostos pelo professor. Eu escolhi o tema relacionado com o Efeito de Estufa.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

quinta-feira, 13 de março de 2008

Engenharia Genética e Modificação Genética


Engenharia Genética e Modificação Genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objectivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

Exemplos:

Produção de insulina humana através do uso modificado de bactérias

Produção de novos tipos de ratos como o OncoMouse (rato cancro) para pesquisa, através de re-estruturamento genético

A engenharia genética oferece a partir do estudo e manuseio bio-molecular a obtenção de materiais orgânicos sintéticos. Os processos de indução da modificação genética permitiram que a estrutura de sequências de bases completas de DNA fossem decifradas, portanto facilitando a clonagem de genes. A clonagem de genes é uma técnica que está sendo largamente utilizada em microbiologia celular na identificação e na cópia de um determinado gene no interior de um organismo simples empregado como receptor, uma bactéria, por exemplo. Este processo é muito importante na síntese de alguns sub-produtos utilizados para o tratamento de diversas enfermidades.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica

Métodos convencionais para melhorar agricultura alteram mais as plantas do que a engenharia genética.


Noticia de - 2008-02-25

Métodos convencionais usados para melhorar a agricultura provocam mais alterações nas plantas do que a engenharia genética, indica um estudo de investigadores portugueses, publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O trabalho poderá ter impacto nas metodologias utilizadas para a avaliação da segurança alimentar de novos alimentos. No caso estudado, o da melhoria da planta do arroz, o número de genes alterados por irradiação de sementes com raios gama (mutagénese), uma técnica usada em agricultura convencional desde o início do século passado, foi pelo menos duas vezes maior do que quando utilizada a engenharia genética.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25242&op=all

Alergias


O que é uma alergia?

Uma alergia é uma resposta imunológica a uma determinada substância que se considera nociva para o próprio organismo, quando não o deveria ser. O nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anticorpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.

Que tipos de alergias existem?

Catalogam-se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas, segundo o sistema do organismo que afectam. As alergias respiratórias são as mais comuns, incluindo a febre dos fenos ou renite alérgica sazonal, a renite alérgica perene e a asma. De qualquer forma, não se pode fazer uma divisão clara já que, por exemplo, um mesmo alimento pode estar na origem de um eczema ou dermatite atópica num bebé, e também provocar asma numa criança de 6 a 12 anos. Assim, as causas e os efeitos dos diferentes tipos de alergia estão muito interrelacionadas.

Quais são os sintomas mais comuns?

Na sua manifestação na pele: eczemas ou dermatite atópica (inflamação, rubor, ardor na boca e secura), edemas (inchaço por acumulação de água). Na sua manifestação a nível digestivo: vómitos, diarreia, dor abdominal, etc., e sobre o sistema respiratório: espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade respiratória.

Como é que o stress influencia as alergias?

Está provado que o stress potencia a reacção alérgica. Alguns autores atribuem este facto à maior emissão de adrenalina, que diminui a irrigação sanguínea no sistema digestivo, reduzindo a capacidade de digestão dos diversos alimentos.


Fonte: http://www.saudeactual.com/home/alergias/index.html

Descoberta do Calcanhar de Aquiles do Vírus da Sida

Cientistas descobriram um ponto vulnerável, uma espécie de calcanhar de Aquiles, do vírus da Sida, que pode ser o alvo de uma vacina visando a neutralização do vírus de imunodeficiência humana (HIV), segundo trabalhos publicados. A difusão do HIV, que infectou cerca de um por cento da população adulta mundial, e a ausência até hoje de uma vacina eficaz explicam-se pela "capacidade do HIV-1 escapar a uma neutralização dos anticorpos", sublinham os investigadores na revista científica britânica Nature. Em constante mutação, o HIV muda frequentemente de configuração mas deve conservar as partes estáveis para continuar a fixar-se aos receptores CD4 das células do sistema imunitário que ele infecta para aí se reproduzir.· Uma imagem conseguida através de raios-X desta mesma ligação, efectuada pela equipa de Kwong em 1998, tinha já permitido identificar certos sítios do vírus que podiam ser alvos de medicamentos ou vacinas, tendo também revelado a extensão das defesas de que dispõe o HIV, relembra o Instituto Nacional Americano contra as Alergias e as Doenças Infecciosas (NIAID). Durante estes últimos trabalhos, os investigadores puderam visualizar como é que o anticorpo b12, descoberto no sangue de pessoas cujo sistema imunitário parece resistir durante muito tempo ao HIV, cria uma ligação química estável com a molécula viral gp120. Este anticorpo liga-se à molécula viral gp120 no mesmo sítio onde esta última se pode agarrar ao receptor CD4, porta de entrada nas células imunitárias.

Fonte:http://jn.sapo.pt/2007/02/15/ultimas/Descoberto_calcanhar_de_Aquiles_.html

Reflexão Pessoal: Bem o vírus da sida é um tema da actualidade que tem trazido bastantes dores de cabeça. È um vírus que está sempre em mutação dificultando assim o desenvolvimento de vacinas, podendo neutralizar o vírus. Com a descoberta deste “Calcanhar de Aquiles” veio revelar um novo desafio para os cientistas continuarem as suas investigações.

Constituintes do Sistema Imunitário


O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo e de desenvolver acções que protegem o organismo de agentes patogénicos e das células cancerosas. O sistema imunitário possui uma capacidade de memória invejável. Se um vírus, bactéria ou agente agressor, que já tinha anteriormente invadido um dado ser vivo, entrar no organismo, são activadas, imediatamente, as células de memória que rapidamente se reproduzem para combater o invasor, pois a informação fica registada. É, também, este tipo de respostas que o organismo gera quando é afectado por um microrganismo, contra o qual a pessoa se vacinou previamente. Alguns estudos recentes mostram evidências de uma relação entre a capacidade do sistema imunitário e o cansaço físico e mental. As pessoas que se sentem tranquilas e felizes apresentam um sistema de defesa mais forte, enquanto a depressão psicológica pode “deprimir” o sistema imunitário, deixando-o mais debilitado. Estudos feitos a estudantes mostram um maior nível de glóbulos brancos no fim das férias escolares do que na época de exames; o mesmo se passa com empresários que após as férias apresentavam o seu sistema imunitário mais “apetrechado”.


Fonte: http://www.biologia-ap.no.comunidades.net/index.php?pagina=1079463409

Reflexão pessoal: Eu sou da mesma opinão que as pessoas de hoje que vivem felizes e tranquilas apresentam um sistema imunitário mais forte, uma vez que existem pessoas que estando mais debilitadas psicológicamente, se encontram mais vulneráveis aos agentes patogénicos. Quanto aos estudos realizados a estudantes posso dizer que é normal os niveis de glóbulos brancos no fim das férias seja mais elevado uma vez que vivem uma época de descontracção e diversão. Durante as épocas de exames estão sujeitos a climas de anciedade e tambem stress.

Video - PCR



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_YgXcJ4n-kQ

Video - Sindrome de Down



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TzHlPIQZsrs&feature=related

Video - Drosophila Hibrida



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2CXFtjm-keQ

Video - Bebe Salvo Pelo Irmão



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_WnaSv7RNvI

Video -Bebe Com Doença Rara



De Facto este Video é um pouco assustador, pois este bebe sofre de uma doença rara.. parecendo um extraterrestre.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=C9Ieh_LST70

Video - Replicação do Virus HIV


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RO8MP3wMvqg

quarta-feira, 12 de março de 2008

22ª Aula Prática

Finalmente consegui fazer uma postagem sobre a aula prática de hoje no mesmo dia da sua realização. Foi a última aula prática deste período. Foi uma aula utilizada para a conclusão da actividade prática da aula passada nomeadamente a conclusão dos relatórios sobre esta actividade.
Na segunda parte da aula após a conclusão dos relatórios fizemos um ponto de situação dos nossos E-Portefólios.

21ª Aula Prática

Na última quarta-feira realizou-se a penúltima aula prática deste período. Foi uma aula onde iniciamos mais uma nova actividade prática. Neste caso sobre a observação, ao MOC de estruturas relacionadas com o sistema imunitário (Nódulo linfático, a medula óssea vermelha, amígdalas, estratos de sangue humano (leucócitos) e o timo).
Foi uma aula simples, onde conseguimos aumentar os nosso conhecimentos e consolidar conceitos.

20ª Aula Prática

Então na última semana de Fevereiro realizou-se a 20ª aula prática de Biologia. Foi uma aula diferente do habitual uma vez que no âmbito da disciplina de AP fomos para o Porto aos Laboratórios Abertos, uma iniciativa do IPATIMUP. Durante o dia pudemos desenvolver actividades laboratoriais, nomeadamente “ O Rastreio dos Transgénicos” e “O Código de Vida: O DNA ajuda-te a descobrir o criminoso”. Começamos as actividades com uma breve apresentação teórica sobre os OGM (Organismos geneticamente modificados) e de seguida com a divisão da turma em turnos como habitual. Tive oportunidade então de começar logo a actividade pratica sobre o rastreio dos Transgénicos, enquanto os restantes alunos dedicaram-se a uma palestra sobre os Prós e contras deste tipo de alimentos. Durante a tarde voltamos ao laboratório aberto onde realizamos a segunda actividade desta visita : “O Código de Vida: O DNA ajuda-te a descobrir o criminoso”. Foi mais uma actividade muito produtiva uma vez que pude compreender melhor importância do DNA como “filha” de identificação genética de cada indivíduo, mais uma vez a sua constituição, a importância das enzimas de restrição, entre várias coisas como as vantagens e desvantagens do consumo de OGM.


terça-feira, 11 de março de 2008

19ª Aula Prática

No último dia 20 de Fevereiro realizou - se mais uma aula prática. Foi uma aula dividida em dois momentos: um onde houve uma apreciação dos trabalhos sobre o estudo do Xiphophorus maculatus.
O segundo momento da aula foi destinado à elaboração de relatórios sobre a actividade laboratorial: Extracção de DNA em frutos (kiwi e morango).

18ª Aula Prática

A aula do dia 16 de Fevereiro foi uma aula substituída por uma actividade escolar, nomeadamente o torneio de voleibol organizado pela escola, inter turmas. Actividade esta que muitos alunos aderiram…

17ª Aula Prática



No penúltimo dia do mês realizou-se mais uma aula prática. Esta aula foi diferente do habitual. A aula teve como principal objectivo a extracção DNA de frutos (kiwi e morango). Foi uma aula onde consegui tirar conclusões sobre o papel dos diferentes materiais como o Etanol, o liquido da loiça e também o porque de esmagar o fruto antes da extracção do DNA. Neste caso o etanol teve a função de fazer precipitar o DNA, o liquido da loiça foi utilizado para a camada lipídica das células e esmagamos o fruto para o DNA “sair” mais rapidamente destruindo a parede celular das células do fruto e saída mais rápida do DNA. Estas são algumas das conclusões que, recolhi desta actividade prática, na qual gostei muito de realizar.

16ª Aula Prática

No dia 23 do mês de Janeiro realizou –s e mais uma aula pratica que se resumiu principalmente à apresentação dos trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos sobre mutações que afectam a sociedade. Após estes trabalhos aumentei os meus conhecimentos sobre este tipo de doenças. Mais uma vez não apresentei o meu trabalho na aula destinada, uma vez que não houve tempo, sendo o meu trabalho a Síndrome de Down.

15ª Aula Prática

No passado dia 16 de Janeiro, realizou – se mais uma aula dedicada ao projecto Xiphophorus maculatus.
Esta aula foi para todos penso eu interessante e trabalhosa, devido ao facto de ser um trabalho de investigação para desenvolver. Contudo, acho que esta aula correu bastante bem, os meus colegas adquiriram novos conhecimentos e uma vez que faltei, não posso falar muito sobre ela…

Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21

Síndrome de Down? O que é?

Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 caracteriza-se como sendo um distúrbio genético causado pela presença de um cromossoma 21 extra: total ou parcial.

A síndrome de Down é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores ou menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a dificuldades de habilidades cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. É uma doença normalmente identificada ao nascimento.

Curiosidade: A doença tem este nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a doença no ano de 1866.

Origem da Doença

O síndrome de Down é uma doença genética que afecta o cromossoma número 21, doença esta, originada pelo excesso de material genético neste cromossoma que ao contrário do cromossoma 21 normal, apresenta não dois mas sim 3 cromossomas.
Também tem - se conhecimento que, problemas ocorridos durante a gravidez, como fortes emoções, quedas, uso de medicamentos ou drogas não são causas da síndrome de Down, pois esta já está presente na união do espermatozóide com o óvulo.

Incidência da Doença

A incidência da síndrome de Down é estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Curiosidade: Actualmente a probabilidade de uma mulher de 20 anos ter um filho com essa síndrome é de 1 para 1600, enquanto uma mulher de 35 anos é de 1 para 370. A probabilidade de pais que têm uma criança com síndrome de Down e terem outros filhos portadores dessa síndrome é de aproximadamente 1 para 100.

Sintomas da Síndrome de Down?

Ø Retardo mental;

Ø Fraqueza muscular;

Ø Anomalia cardíaca;

Ø Baixa estatura;

Ø Olhos com fendas palpebrais oblíquas;

Ø Perfil achatado;

Ø Prega única na palma da mão.

Curiosidade:

Homens e mulheres com síndrome de Down podem ter filhos?

Sim podem. Existem muitos registos de mulheres com Síndrome de Down que tiveram filhos e, nesse caso, a probabilidade dos filhos nascerem com trissomia 21 é de 35% a 50% ou até maior. Há dois casos registrados de homens com Síndroma Down que se tornaram pais.

Reflexão Pessoal

Na minha opinião esta doença, nos últimos anos tem vindo a aumentar consideravelmente. É uma doença a nível genético no cromossoma 21 que provoca anomalias a nível de mentalidade, nível do corpo e também dificuldades a nível muscular.

Por fim também acho que estas pessoas são seres humanos como nos e devem ser tratados de forma igual não havendo descriminação.

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Down

http://www.silverioortiz.kit.net/blog/genetica_contra_preconceito.htm

http://www.brasilescola.com/doencas/sindrome-de-down.htm

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3789&ReturnCatID=1798

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?393

domingo, 9 de março de 2008

Descobertas mutações genéticas associadas com a síndrome da dor crónica


Num avanço importante para a compreensão de uma dolorosa doença neurológica, uma equipa internacional de pesquisadores descobriu mutações genéticas associadas a uma síndrome de fraqueza e dor crónica conhecida como amiotrofia neurálgica hereditária (HNA). Não é conhecido tratamento para a doença, que provoca um curto-circuito no centro nervoso periférico denominado plexo braquial, composto por uma rede de mais de 100.000 nervos, que se ramificam da medula espinal para suprir a função muscular e sensação nos ombros, braços e mãos. A HNA pode aparecer pela primeira vez na infância ou na adolescência e leva a episódios recorrentes de dores intensas e repentinas nos braços e ombros bem como fraqueza, perda de sensação e emaciação muscular. Os episódios são normalmente desencadeados por infecção, vacinação, parto ou uso excessivo dos braços e ombros. A inflamação nervosa e mudanças no sangue sugerem problemas com a resposta imunitária. Um aspecto da doença em alguns indivíduos são as características faciais - uma face longa, fina e estreita, olhos próximos e inclinados para cima.

Fonte:http://www.emedix.com.br/not/not2005/05set26neu-ng-rdg-dorcronica.php